Desfile 7 de setembro – Santa terezinha PE

             A Escola Santa Terezinha teve oportunidade de participar ativamente do Desfile alusivo ao 7 de Setembro, foi a primeira escola a desfilar seguida da  Creche Mônica Tavares Guimarães , da Escola Municipal José Paulino de Siqueira e do Colégio Nova Conquista (patrocinador da Banda Marcial). Professores, alunos, coordenadores e diretores engajaram-se numa luta, cujo objetivo principal era deleitar os olhos dos telespectadores do evento, o povo, pois estes são os  mais desejosos de ver Cultura, a qual, também é uma  responsabilidade nossa enquanto educadores .  Parabéns  à todos os envolvidos nesse, que pode ser chamado de  grande evento, em especial ao CNC que nos convidou.

Nossa escola teve a missão de apresentar   o Brasil nas suas virtudes, como também refletir sobre os nossos problemas, tarefa cumprida com empenho e esforço de todos.  Veja algumas fotos:

Estandarte da escola Santa Terezinha

Professoras Glécia Simone e Vera Siqueira

Pátria Amada Brasil

Alunos de ontem professsores de hoje

Atletas Escola santa Terezinha

Orgulho brasileiro

Flora e Fauna - Ens. Fund. I

O mundo no Brasil em 2014

Alunos do projeto Travesssia

A vergonha brasileira

CRACK - TIRE ESSA PEDRA DO SEU CAMINHO

A devastação da droga na vida das pessoas

A devastação das drogas na vida das pessoas

Campanha contra o crack

 

Banner da Campanha contra o CRACK

Escola Santa Terezinha

Secretaria de Educação e Cultura

“Inclusão Social: Um olhar diferente, um fazer necessário

Comemoração do dia 7 de setembro de 2011

Organização dos Pelotões

1º – PELOTÃO DAS BANDEIRAS

Bandeira da escola Santa Terezinha – Ianca Nunes Silva

Bandeira da Creche Monica Tavares– Lidiane Liadja Souza Silva

Bandeira da Escola Municipal José Paulino de Siqueira – Beatriz de Almeida Martins.

Bandeira do Colégio Nova Conquista – Luciana Pereira de Sena

Responsável  – Juliana Araújo do Nascimento

Baliza – Adriane Ingrid de Souza Araújo– 6ª “A”

ESTANDARTE

Nicole Lustosa de Andrade e Márcia Layres Silva Costa

 Responsável – Sileide Maria Leite de Melo Andrade

Tema: “Brasil nosso de cada dia”

Baliza – Bárbara Alves Santos – 8ª “A”

2º – PELOTÃO -   PÁTRIA AMADA BRASIL

Este pelotão traz a representação da Bandeira do Brasil, símbolo Nacional que identifica o povo brasileiro, mundialmente.

Suas cores ilustram um pouco das muitas características desta nação.

O VERDE – Simboliza as matas que há 511 anos encantam patriotas e visitantes que aqui chegam. Portanto, zelar por nossas florestas, é o apêlo que fazemos.

O AMARELO – Representa o ouro, as riquezas deste pais, que infelizmente se concentram nas mãos da minoria da população, portanto protestamos aqui por mais justiça social e uma melhor distribuição de renda.

O AZUL – Como mencionado no Hino Nacional, representa nosso formoso céu risonho e límpido. Nem tão límpido como deveria, em razão da poluição provocada pelo homem.

Pedimos assim, a conscientização e sensibilização da humanidade a este respeito.

O BRANCO – Simboliza a Paz que tanto almejamos indispensável ao progresso de uma nação. É o nosso grito de Paz que se expressa neste momento e convida a todos a participarem na construção de um pais menos violento.

Professores responsáveis: Glécia Albuquerque, Solange Silva, Vera Siqueira

Alunos do 4º Normal Médio.

Baliza – Ana Fernanda Silva Araújo 2º Normal Médio

 

3º PELOTÃO – SUCESSO DA ESCOLA SANTA TEREZINHA Representam jovens profissionais que se destacaram no curso Normal Médio e que hoje é orgulho para a escola, pela perseverança, dinamismo, conquista e luta, alunos que transformam e protagonizam uma nova história na nossa cidade.

Alunos de ontem profissionais de hoje

      Professores responsáveis: Jorge Anastácio, Leonardo Campos, Alexandra Quirino, Emanuela Santana.

Alunos do 3º EM “A”, 2º EM “A”, 2º EM “C”, 1º EM “B”, 3º EM “B”

Baliza – Mariana Valadares Ribeiro – 8ª A

4º Pelotão -  O ESPORTE DA ESCOLA SANTA TEREZINHA

O pelotão é composto de atletas da Escola Santa Terezinha. Atletas que representam a Escola nos Jogos Escolares. E, por assim dizer, os atletas representam sempre com muita garra, determinação e amor a camisa da escola.

Resultando sempre em glórias e conquistas importantes para nossa região. O pelotão apresenta ainda algumas atletas campeãs nos Jogos Escolares e 3° lugar geral no estado de Pernambuco!

O pelotão do esporte representa direta e indiretamente o esforço dos professores de Educação Física em educar e desenvolver o esporte em nosso município.

 

 Professores responsáveis:  Anderson Araújo, Edson Murilo,  Ilidia Maria.

5º – PELOTÃO –  MISCIGENAÇÃO: DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS

O 3º pelotão mostra a miscigenação que é a mistura de raças, de povos de etnias distintas. No Brasil, as relações inter-raciais tiveram início com a chegada de colonizadores europeus e sua integração com os índios e, posteriormente, com os escravos africanos.

OS PORTUGUESES NO BRASIL

Ocorreu na tarde de 22 de abril de 1500, quando a esquadra de dez naus, três caravelas e cerca de 1,2 mil homens comandada pelo navegador português Pedro Álvares Cabral atinge o litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro. Entre 1500 e 1700, 100 mil portugueses se deslocaram para o Brasil

A EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Os colonizadores retiraram riquezas do nosso meio ambiente:pau-brasil, pedras preciosas, animais.

EXPLORAÇÃO DO DIAMANTE

O Brasil se tornou um grande produtor de diamante. Em 1729 foi quando encontraram as primeiras pedras de diamante. O governo português acabou se tornado ainda mais exigente, começou a demarcar cuidadosamente o território da atividade, esse território que hoje rodeia Diamantina.

EXPLORAÇÃO DO CAFÉ

A cultura do café exigia grandes espaços de terras e mão-de-obra (escrava), neste sentido, o aumento da produção de café estava ligado ao crescimento da entrada de escravos, que alcançou o auge em 1848. Sendo assim, o cultivo do café se tornou uma cultura itinerante que se completava com a exaustão dos solos, seguido de novas derrubadas de matas e novos plantios de café.

CATEQUIZAÇÃO

A religiosidade sempre esteve presente no processo de colonização do Brasil. A Igreja, representada pelos jesuítas chegou com uma enumerada quantidade de devoções. A missa, a comunhão, a confissão, o batismo, a oração, o casamento, a penitência, foram alguns instrumentos da catequização.

EXPLORAÇÃO DOS ÍNDIOS

A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Historicamente, a situação dos índios variou entre quadros de completo abandono, perseguição e miséria.

África no brasil

O negro Africano constitui-se uma presença marcante na história do Brasil.Sua contribuição para nossa cultura é inegavelmente importante em todos os segmentos da sociedade.

Quando vieram,trouxeram:

suas danças: capoeira

sua culinária: feijoada,cachaça,xerém,azeite de dendê,cocada,canjica,cuscuz

sua moda: baianas

IMIGRANTES DE DIVERSOS PAÍSES VIERAM PARA O BRASIL

imigração no Brasil deixou fortes marcas na demografiacultura e economia do país.

 

OS IMIGRANTES  ITALIANOS, INGLESES, FRANCESES, ESPANHÓIS

 

Conclusão: O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Esta, foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais. Graças a todos eles, temos um país de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.

 

Alunos participantes: 1º NMA 1º NMB, 1º EMA,1 ºEMD e 4ªFASE

Professores responsáveis: Dalvaneide Vasconcelos, Luciana Mércia, Francisca Paes, Dassy Maria

6º PELOTÃO – ORGULHO BRASILEIRO –

        

O 4º pelotão traz como Orgulho Brasileiro: Os Recursos Naturais, Liberdade de Expressão e O Mundo no Brasil em 2014.

 

A – RECURSOS  NATURAIS

4º pelotão traz como Orgulho Brasileiro: Os recursos naturais, Os recursos naturais que são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria gênese é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.

Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe em envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de um recurso.

 

       Professores responsáveis: Míriam Kercia, Claudeci Campos, Soraya Naelcia, Erivânia Maria

B – LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Ainda no 4º pelotão mostra-nos como Orgulho Brasileiro: Liberdade de Expressão, O direito à liberdade de expressão garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar e receber informações e idéias de todos os tipos, independentemente da intervenção de terceiros. Isto pode ocorrer oralmente, de forma escrita, através da arte ou de qualquer meio de comunicação.

A liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas sua restrição deve estar baseada em parâmetros bastante claros e estritos. Portanto, é necessário definir o são restrições legítimas, em contraponto àquelas que caracterizam abuso de poder e ilegalidade.

A liberdade de expressão é um direito humano e deve ser interpretado num contexto de direitos humanos. Neste sentido, lembramos as observações de um professor da área:
“Assim, quando numa discussão reivindicamos um interesse ou um valor que nos diz respeito, como a integridade física, que é protegida por um direito, esta reivindicação deve prevalecer sobre outros valores ou interesses que não são protegidos por direitos.

Professores responsáveis: Janaina Ferreira, Salete Leite, Áurea Quirino, Márcia Oliveira

C – O MUNDO NO BRASIL 2014

Ainda no 4º pelotão mostra-nos como Orgulho Brasileiro: O mundo no Brasil 2014.

O Travessia é um projeto de aceleração e correção de fluxo do estado de Pernambuco que foi desenvolvido em uma parceria da Secretaria do Estado de – PE. O Governo do Estado e a Fundação Roberto Marinho; onde este tem como objetivo corrigir a distorção de idade e série do ensino médio no estado.  E hoje vem enfatizando o tema: O Mundo no Brasil em 2014. Representando o Brasil como sede dos jogos da FIFA – Na Copa do Mundo de 2014, traz também os países que disputarão o título de campeão do mundo e a  representação das cidades onde será realizado os jogos. E assim como bons e corajosos brasileiros acreditamos que seremos Exa Campeão do Mundo. BRASIL….

 

      Professores responsáveis: Janaina Raquel, Carlos Flávio, Ivoneide Ferreira, Chisley Patrícia, Ivone Lustosa, Lardijane Feitosa e Robson Islânio.

Baliza – Thaila Suzana Soares Martins – 6ª “A”

7º PELOTÃO – A VERGONHA BRASILEIRA

O 5º pelotão mostra a vergonha brasileira que a cada minuto que se passa vemos a situação do povo brasileiro mais horrenda, inacreditável e deprimida. Uma pequena maioria aproveita as benesses com o que ganha, lícita ou ilicitamente. É de fazer vergonha a qualquer ser humano que tenha conhecimento, ou esteja acompanhando o desenrolar de nossas atividades políticas. Governos assistencialistas, que iludem a maioria do povo com programas que não levam a nada. Vicia a população mais carente e de menor aquisição, deixando-a inebriada, como se estivesse num rol de magias e alucinações. Bolsa-escola, vale-gás, vale-transporte, vale-refeição, bolsa-escola e outras artimanhas que hipnotizam e levam através da persuasão, o carente a ficar do lado do governo. Como a população do Brasil na sua maioria é pobre e “goza desses benefícios”, numa campanha a reeleição quem está no poder, levará vantagem com certeza. A medida certa é a honestidade. Não dê peixe ao homem, mas ensine-o a pescar. Eduquem o povo, para que ele possa assimilar essas facetas, povo instruído jamais será vencido e enganado jamais!

 

A – DROGAS

Ainda no 5º pelotão sobre a Vergonha Brasileira trazemos o tema Drogas, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina.), remetendo a qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.  Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas. Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas. Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um “problema de polícia”. Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.

 

 Professores responsáveis: Sheila Cristina, Verônica Samara, Lafaete Kerly.

Alunos participantes do 2º EM B, 2º EM”C”,  2º EM “E”, 8ª “A”

B – CORRUPÇÃO

Ainda no 5º pelotão sobre a Vergonha Brasileira trazemos o tema Corrupção: O crime de corrupção acontece normalmente quando um político, funcionário público realiza traição para obter proveito pessoal, omite o dever de assistir, protela por tempo indeterminado, ou abandona astuciosamente a assistência, ou recusa a atribuição do direito, através de falsidade ou qualquer outra forma astuciosas, de forma a obrigar o cidadão a oferecer-lhe vantagem patrimonial ou não-patrimonial, aproveitando a sua posição e os apoios ou direitos a atribuir e aproveitando, sobretudo a necessidade de quem procura a Administração. A corrupção é promovida pelo próprio Estado porque os políticos e os funcionários vêm nela um modo de fazer renda fácil e rapidamente, mudando depois de cargo ou demitindo-se para ir trabalhar para o estrangeiro ou numa empresa, depois de realizar uma grande renda.

As formas de corrupção variam, mas incluem o suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo, clientelismo, corrupção e peculato. Embora a corrupção possa facilitar negócios criminosos como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico de seres humanos, ela não se restringe a essas atividades.

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Rafaela Raquel, Mara Sandra, Adivânia Silva, Alessandra Melo, Lardijane Feitosa, Maria Ilídia

Alunos da 8ª “B”

 

 

 

 

10 Comentários

Arquivado em Uncategorized

10 Respostas para “Desfile 7 de setembro – Santa terezinha PE

  1. betinha

    oi! sou pernambucana moro em Mt e para matar um pouco as saudades visito estes trabalhos magnificos q vcs fazem. Um forte abraços a tds, vcs me inspiram p ser educadora.

  2. maravilhoso, parabens! saudades da minha epoca de desfile. Santa terezinha progrediu! A luta contra as drogas jamais podera ser deixada de lado, parabens mais uma vez. Edna, santos S.p.

  3. Parabens a todos da Escola de Santa Terezina.

  4. Alicia

    Olhar, tudo bem?
    vendo as fotos do desfile de vocês vi o nome de um professor e fiquei curiosa, pois tenho um amigo que não o vejo a muitos anos e morava ai….será que é o mesmo? o nome dele é Jorge Anastacio de Araujo. Favor entrar em contato.

    • Bom, temos um professor com exatamente este nome… ele dá aulas de química, física e matemática e nas horas vagas é vaqueiro… assim que possível divulgaremos uma foto… Agradecemos sua visita!!

      • Alicia

        Oi, lafakerly. Acho que encontrei meu amigo Jorge Anástacio. Pois bem, sou de Juazeiro do Norte Ceará, terra do Padre Cicero. Não sei se ele ainda lembra de mim, pois faz mais de 20 anos que nós nos vimos. Gostaria de entrar em contato.Por gentileza veja com ele como posso fazer isso através das redes sociais. Meu e-mail faustinofeitosa@hotmail.com
        Grata

      • Recado dado, ele falou que entraria em contato !! Obrigada por nos visitar!!

  5. alison f.

    Queria agradecer a Lafaete Kerly por ser uma professora boa e divertida, e muito inteligente. Obrigado Lafaete.

  6. Andréa Viana Martins

    Achei lindo o Projeto de vocês,gostaria de ter mais contato com sua escola para trocarmos algumas figurinhas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s